Projeto Bom de Bola

O Projeto Bom de Bola é um programa de ação esportiva criado pelo Governo do Estado do Amazonas em 2004, através da SEJEL – Séc. de Juventude Desporte e Lazer, sendo apoiado pela Parceria da Pepsi Cola e Federação das Ligas Desportivas de Manaus.

Tem como finalidade básica a integração entre os jovens de variados bairros em Manaus, utilizando o futebol como motivação ao esporte.

O projeto tem alcançado suas metas de inclusão social e incentivo ao esporte, trazendo aos jovens da cidade a oportunidade de praticar futebol, de maneira saudável, melhorando cada vez mais a qualidade de vida dos mesmos.

Ano após ano, o Projeto Bom de Bola, tem tido melhorias constantes na sua execução, e através desse projeto os jovens são estimulados ao estudo, ao aprendizado da prática esportiva e a competitividade saudável, alcançando suas metas de participação de jovens nos principais bairros de Manaus.
Áreas alcançadas – Núcleos

O Projeto Bom de Bola abrange 50 núcleos de trabalho, que são distribuídos por bairros:
Zona Norte – 12 núcleos (Cidade Nova – Canarana, Cidade Nova I, Cidade Nova II, Florestal, Monte das Oliveiras, Santa Etelvina, João Paulo II, Nossa Senhora de Fátima, Parque Riachuelo, Jesus Me Deu, Baixada Fluminense, Manoa). Zona Leste - 18 Núcleos (Mauazinho, Amazonino Mendes, Armando Mendes, Cidade De Deus, Coroado III, Jorge Teixeira II, Nova Floresta, Ouro Verde, Puraquequara, São José II, Novo Aleixo, Zumbi I – Nova Luz, Zumbi Dos Palmares I, Colônia Antonio Aleixo, Jorge Teixeira 4ª Etapa, Grande Vitória.Zona Oeste – 8 Núcleos (Compensa II – 3 Núcleos, Nova Esperança, Sto. Agostinho, Santo Antônio, São Raimundo, Vila Da Prata)Zona Sul – 5 Núcleos (Japiim I, Sta. Luzia, Petrópoles, São Francisco, Colônia Oliveira Machado)Centro Sul – 4 Núcleos (Nossa Senhora Das Graças, Aleixo, Parque 10, Bairro Da União)Centro Oeste – 3 Núcleos (Alvorada II, Hiléia I, Redenção.)Objetivo

O projeto tem como objetivos:

Revelar e Profissionalizar craques de futebol, dentre os bairros. Promover uma inclusão social e esportiva entre os jovens e crianças. Realizar através do futebol, uma interatividade entre os bairros de maneira saudável. Afastar, através do esporte, os jovens e crianças da ociosidade. Desenvolver habilidades motoras gerais dos alunos, através das atividades esportivas, promovendo uma integração entre crianças, jovens e mulheres, utilizando a teoria científica e a prática do futebol.
Princípios do Bom de Bola

O projeto tem como princípios fundamentais, educar, disciplinar, e despertar nos jovens o espírito esportivo, prevalecendo a cordialidade, a solidariedade e sobretudo, resgatar o respeito por si mesmos e pelos outros.
Público Alvo

Abrangendo jovens de diversas faixas etárias, tem como foco desenvolver o potencial dos jovens a partir do envolvimento com o esporte e ao mesmo tempo descobrir novos talentos do futebol e encaminhá-los ao profissionalismo. Chegando aos 8 mil atletas inscritos, seu público alvo é subdividido em categorias:
Masculino

Sub 12 – De 10 a 12 anos;
Sub 14 – De 13 a14 anos;
Sub 16 – De 15 e 16 anos;
Feminino

O naipe feminino foi criado no ano de 2007 e apresenta como características básicas a composição de equipes formadas por mulheres que passaram de admiradoras a atletas talentosas de futebol. – Categoria Feminina – Faixa etária livre.
Atividades Desenvolvidas

Os núcleos são acompanhados por monitores treinados e em constante reciclagem.
Nos treinos são transmitidos aos atletas fundamentos teóricos do futebol, aulas práticas, exercícios físicos, aulas expositivas, palestras, e competições internas e externas.
Competições

Com o intuito de consolidar o trabalho desenvolvido nos núcleos do Bom de Bola, foram criadas as competições internas, que são realizadas como amistosos, entre os bairros vizinhos ou até mesmo entre os atletas do próprio núcleo, e externa que é realizado entre todos os núcleos envolvidos no projeto.
COPA BOM DE BOLA

A copa Bom de Bola que vai para a sua 4ª edição nesse ano de 2008, através das competições entre os núcleos revela craques profissionalizando os mesmos, inserindo-os nos times profissionais do estado.

Na sua última edição, que foi realizada no ano de 2007, foi realizado um grande evento onde as equipes formadas pelos núcleos, competiram entre si, numa disputa competitiva, pois a qualidade dos atletas é muito grande, porém com respeito e ordem entre os mesmos, pois se trata de um projeto de integração entre os bairros.

O encerramento da 3ª Copa Bom de Bola, contou com grandes avanços, levando em consideração os anos anteriores, foi realizada no Estádio Vivaldo Lima, e reuniu as torcidas que se manifestavam de forma mais diversas, porém com muita organização.

Além de ser acompanhada pelas torcidas reunidas e organizadas, a copa teve a cobertura da imprensa local, que incentivou bastante e divulgou não somente a copa, mais o projeto a nível nacional.

No ano 2007, foram inscritos na copa o total de 3 mil jovens atletas nas três categorias.

TORNEIO DE FUTEBOL BOM DE BOLA- FEMININO

Em 2007, tivemos a oportunidade de experimentar uma nova vertente do nosso futebol que foi a categoria feminina, com um torneio que atingiu um total de 30 jogos. E nessa nova categoria contamos com a participação de 600 atletas em todo o torneio que demonstrou que, as mulheres são apaixonadas pelo futebol e merecem a oportunidade de mostrar o seu potencial.
COPA RIO 2008 – SUB 16

O Ano de 2008 já foi iniciado com grandes avanços no projeto, e dessa vez com uma competição à nível nacional. Foi feita uma seleção de 20 atletas em todos os núcleos (Bairros) para disputarem a Copa Rio de Futebol Sub-16, que foi realizada na cidade de Cardoso Moreira, no estado do Rio de Janeiro, e contou com a participação de times de todo Brasil.

A seleção Bom de Bola fez uma ótima campanha vencendo times de renome e chegando até as quartas de final, onde ficou entre as 8 melhores de um total de 52 equipes de todo o Brasil. Essa competição foi o início da profissionalização dos nossos atletas, onde alguns até receberam vários convites para jogarem em clubes de outros estados.

Com essa profissionalização alguns atletas já estão trabalhando como jogadores profissionais em clubes do Amazonas, e disputando campeonatos locais como o Campeonato Amazonense, que por sinal, está acontecendo atualmente.